15 de jan. de 2010

Análise p/ 2010!




Vamos descontrair um pouco os assuntos e mudar também, que tal futebol?

O ano que passou foi um ano de muita emoção no futebol.
Aconteceu algo que nunca presenciei no futebol, simplesmente os dois clubes mais populares do país foram os campeões dos dois grandes Campeonatos Nacionais.

Agora é 2010!

As grandes expectativas nesse ano são:

1) Como o Corinthians vai se sair com seu time de "estrelas" no ano de seu centenário?

Sem dúvida o segundo maior time do Brasil terá a maior atenção neste ano. Com vários clubes isso não deu certo, como por exemplo o Flamengo em 1995, se não me engano que tinha Romário, Sávio e Edmundo juntos e muito mais e nada ganhou. Mas, o futebol, como quase tudo no Brasil se profissionalizou bastante e o Corinthians está com uma ótima diretoria.
As melhores contratações na minha opinião foram os Roberto Carlos e Tcheco. Porém, o Mano precisará saber trabalhar muito bem para não gerar brigas no elenco por causa do execesso excessivo de muitos meias atacantes.
Aposto que o Corinthians vai longe na Libertadores, mas não sei se vai ser Campeão. Acho que chega quase lá. Porém, problemas internos podem atrapalhar como salários muito diferenciados para jogadores diferentes.
Pra mim é o Favorito no Paulistão...

2) Como o Flamengo se comportará depois de reconquistar um Brasileiro depois de 17 anos?O Flamengo tirou um peso imenso de suas costas. Foi Hexacampeão depois de tanto tempo, com todos os méritos no campeonato mais disputado da história.
Mas, agora resta saber se isso ajudará ou atrapalhará. Aposto que o Flamengo é Favorito no Rio e pode chegar longe na Libertadores se realmente tiver ganhado confiança com o Título Nacional.
Continua contratando "cirurgicamente" como gosta de frisar o Diretor de Futebol, Marcos Braz. Porém, demorando demais. O Love promete, o Fernando como volante tem que dar o sangue, agora falta um lateral esquerdo (que está quase certo) e um meia de qualidade para ser titular.

Para mim essas são os dois grandes focos de 2010, mas ainda temos:

São Paulo: Vai querer de todas as formas retomar a hegemonia do Brasileirão e acabar com o "jejum" na Libertadores. Porém, acho que contratou bem, mas nada tão extraordinário, para mim falta um ou dois jogadores no elenco de peso, que façam a diferença. Todos os maiores times tem jogadores diferenciados jogando, qual é o do São Paulo? Hernanes?
Mas, deve ir longe na Libertadores, por causa da tradição e força. Ninguém falou, mas será que esses reforços são melhores que as perdas; Hugo e Borges?

Fluminense: Manteve a base e vem muito confiante e embalado pela super reação no final do Brasileiro de 2009. Vai dar muito trabalho no Carioca, campeonato este que vai ser muito disputado pelos times que se reforçaram e estão se estruturando melhor. Mas, falta mais pra dar trabalho em nível nacional ao FLU.

Vasco e Botafogo: O Vasco também vem embalado pelo acesso a Série A, motivado pela "experiência" na série B. Foi o time que mais se reforçou, como mudou muito e não acompanhei na série B, acho que corre por fora nos campeonatos. O Botafogo contratou muito bem, para o ataque. O resto do time sofreu algumas perdas, então acho que se der trabalho deverá ser somente pelo nível do ataque.

Palmeiras e Santos: O Palmeiras entra 2010 como o time mais humilhado de 2009. Um time que fez tudo para perder tudo em 2009 e conseguiu. Então, entra 2010 sem ser favorito a nada, porém muito mordido, mas acho que só isso não adianta. O Santos tem um time promissor, mas não chega a ser grande coisa. Esses dois times não são favoritos, mas quem sabe?

Internacional e Grêmio: O Internacional manteve a base e contratou muito pouco. O time é forte tirando o ataque. Falta uma referência na frente. Não inspira confiança para uma competição de nível de Libertadores. O Grêmio, contratou a base de frente do time campeão do São Paulo. É um time que promete para o Brasileiro, pois manteve alguns jogadores importantes, mas perdeu muita confiança nos últimos anos.

Cruzeiro e Atlético MG: O Cruzeiro junto com o Flamengo e Inter foram os times que menos mudaram de 2009. O time terminou o ano fechadinho, jogando muito. Para mim é dos brasileiros que podem ir mais longe na Libertadores. Tem a base forte, mas acho que pecou em não reforçar um pouco mais o elenco. O Atlético MG será um foco a parte por causa e somente por causa de Wanderlei Luxemburgo.

Campeonato Goiano: Acho que será um dos piores dos últimos tempos. O Goiás perdeu uma chance de ouro de virar um grande time de verdade em 2009. O Vila está se reestruturando. O grande atrativo será o Atlético GO, que está na série A e todos querem ver o que vai dar desse time no principal campeonato do Brasil.

Bem, pessoal é isso tentei analisar de uma forma geral e isenta mesmo não sendo possível ao pé de letra.

Opinem...........


Emerson Reinert

2 comentários:

Unknown disse...

timao campeao esse ano!!! =)

Unknown disse...

Muito boa a análise Emerson...
concordo "ipsis literis" as palavras sábias de Fabíola.
.... pode ser que o Timão não seja campeão da Libertadores, porém o Paulistão ou o Brasileirão é nossa e, se não for campeão da Libertadores, pelo menos disputará o campeonato nos próximos anos. (um ano vence - que seja em 2010!!!)
... Como vc disse, a Diretoria do Timão é bastante competente, pois tudo o q foi planejado até a presente data foi cumprido. (subir pra 1ª divisão, conquistar o Paulista, a Copa do Brasil e, por consequência, disputar a Libertadores no ano de seu centenário). Fora isso, as contratações galáticas!!!
.... eu que não entendo muito sobre futebol, sou mero expectador de jogo e tabela (somente), penso que os jogadores do Timão possuem qualidades individuais, cabe agora a eles e principalmente ao Mano tornar um time entrosado e jogar o futebol do tamanho do Corinthians!!!!
... Corinthians, Corinthians minha vida, Corinthians minha história, Corinthians meu amoooorrrr!!!!....
.... aqui tem um bando de louco, louco por ti Corinthians, eu canto até ficar "roco"....

Aos demais torcedores, cabe somente olhar o Timão lá em cima da tabela, vendo seu time ficar pra trás!!!!!
kkkkkkk