11 de jan de 2010

Nós somos sortudos!




Possivelmente este texto foi escrito por um homem que não seja goiano. O mais foda de tudo é que o cara está aumentando ainda mais a fama de Goiânia, que já disputa o título de capital das mulheres bonitas, agora até da fala.

Tinha que ser alguém de fora, porque os GOIANOS são muito espertos e não sairiam contando nossos melhores tesouros, AS GOIANAS,assim pros outros.

Assim a concorrência vai aumentar, mas eu já tenho a minha, que aliás foi quem me mandou o texto também e que aliás fala desse jeitim, ou quais assim.

Então vou publicar em homenagem...

aos interessados:

AS GOIANAS

" O sotaque das goianas deveria ser ilegal, imoral ou engordar, já que tudo que é bom, tem um desses horríveis efeitos colaterais...como é que o falar lindo e charmoso ficou de fora? Por que Deus, que sotaque! Goiana devia nascer com uma tarja preta avisando: Ouvi-la faz mal a saúde. Confesso: esse sotaque me desarma. Certa vez, quase propus casamento a uma goiana que me ligou por engano. Elas tem um ódio mortal das palavras completas, preferem, sabe-se lá por que, abandona-las no meio do caminho. Os não-goianos, ignorantes nas coisas de Goiás, supõem, precipitada e levianamente, que os goianos vivem apenas de uais, trens e sôs.... Goiana não fala que o sujeito é competente, ele é bom de serviço. Nunca usam o famosíssimo tudo bem. Sempre perguntam 'C tá boa?' Pra mim, isso é pleonasmo, perguntar se uma goiana ta boa é desnecessário. O verbo mexer, para as goianas tem amplos significados, quer dizer por exemplo, trabalhar. Se lhe perguntarem: 'Com o que q vc mexe?', querem saber o seu oficio. Goianas não dizem 'apaixonado por'. Dizem, sabe-se lá por que, 'sou doida com ele' (ele, no caso, pode ser você, um carro, um cachorro). Elas vivem apaixonadas 'com' alguma coisa. Também não gostam do verbo conseguir, aqui você nunca consegue nada, você não da conta. Que goianas nunca acabam as palavras todo mundo sabe. É um tal de bunitim, fechadim, pititim. Não caia na besteira de esperar um 'vamos' completo de uma goiana, vc não ouvirá nunca. Preciso avisar à língua portuguesa que gosto muito dela, mas prefiro, com todo respeito, a goiana. Aqui certas regras não entram. O supermercado nunca tá lotado, sempre tá cheio de gente, não faz muitas compras, compra um tanto de coisa. Se, saindo do supermercado, a goianinha vir um mendigo e ficar com pena, suspirará: Ai, gente, que dó. É provável que a essa altura o leitor já esteja apaixonado pelas goianas. Goiano não arruma briga, caça confusão. Capaz... Se você propõe algo e ela diz: Capaz!! Vocês já ouviram esse 'capaz'? É lindo. Quer dizer o quê? Sei lá, quer dizer 'Vc acha que eu faço isso'? com algumas toneladas de ironia... E o 'nem', já ouviu?? Completo ele fica: 'Ahhh nemmmm!' Significa amigo, que a goiana não vai fazer o q vc propos de jeito nenhum. Sou, não nego, suspeito. Minha inclinação é para perdoar, com louvor, os deslizes vocabulares das goianas. Goiana não pergunta, vc não vai? A pergunta goianamente falando e: 'C não anima de ir?'.O plural, então, é um problema. Um lindo problema, mas um problema. Se vc em conversa falar 'Fui lá comprar umas coisas.', a goiana retrucara: ' Ques coisa?' O plural dá um pulo, sai das coisas e vai para o que. A fórmula goiana é sintética. E diz tudo. Até o 'tchau' em Goiás é personalizado. Ninguém diz tchau pura e simplesmente.Aqui se diz:'tchau procê','tchau procês'.É útil deixar claro o destinatário do tchau.
A conjugação dos verbos em Goiás têm lá seus mistérios.... LINDOS mistérios!!



Autoria: O desconhecido!


Emerson Reinert

Um comentário:

Amanda Gabriela disse...

HAHAHA'. . qe gracinha gente, Lindo Lindo ;p