8 de fev. de 2011

Hora do Show - Gotan Project


Em Janeiro ocorreu em Goiânia, o Goyaz Festival, um festival de música instrumental da melhor qualidade, que nos anos anteriores, se não me engano ocorria durante o carnaval pra ser uma alternativa para aqueles foliões não muito adeptos às marchinhas ou axés do tradicional carnaval.

Como sou um adepto das marchinhas e dos axés, aliás e principalmente de toda festa que envolve o carnaval, nunca antes havia participado do Goyaz Festival, mas esse ano, o Festival aconteceu em Janeiro e assim fui a 1 dos 4 dias de shows.

No dia em que fui, a programação tinha Tanghetto e Paraphernalia. Me surpreendi positivamente com a altíssima qualidade das apresentações e mais ainda com o som do grupo Tanghetto que é definido como Eletrotango.

Emabarcado nessa empolgação do Eletrotango, lembrei que havia ouvido na mesma semana um dvd que estava no meu pc com esse mesmo ritmo, dvd esse que "baixei" de um tio meu.

Procurando em meu pc achei o som do grupo "Gotan Project". Não, não tem nada a ver com o Batman, eu também pensei isso num primeio momento. É um grupo de Eletrotango que pelo que ouvi dizer popularizou tal estilo.

Mas porque Gotan? Invertendo facilmente as silábas das palavras achamos a explicação óbvia: GO-TAN /// TAN-GO ...................................... sim, não havia pensado nunca nisso antes de ler no Wikpédia. Lá também fala o seguinte: O Gotan Project é um grupo musical formado em Paris, constituído pelos músicos: Philippe Cohen Solal (francês), Eduardo Makaroff (argentino) e Christoph H. Müller (suíço).

A sua música insere-se no estilo do Tango, mas com elementos eletrônicos que dão ao seu estilo uma nova forma de fazer tango: o tango eletrônico.

O nome deste trio vem da inversão das sílabas da palavra tango, seguindo o costume do lunfardo, a gíria argentina, de pronunciar as palavras "al revés", ou seja, de trás para a frente.

No Brasil, o sucesso veio mesmo com o single Epoca, tema de Bárbara, na novela Da Cor do Pecado, que foi exibida em 2004 pela Rede Globo.

O Ritmo é uma delícia, dá vontade de dançar, aliás, primeiro de saber dançar.

Bem é isso deixo vocês com uma música que consegui postar, enfim no blog e quem tiver o interesse no youbube lógico tem 1 milhão de músicas.


Emerson Reinert

Nenhum comentário: